O que uma pessoa sente antes de ter uma convulsão
O corpo sofre contrações musculares intensas e involuntárias. A pessoa se debate, pode ficar arroxeada, lábios e dentes ficam cerrados e há salivação excessiva. Na maioria das vezes, ocorre perda de consciência. Essa é a descrição feita por quem já presenciou uma crise convulsiva, condição que ocorre repentinamente.
Como se manifesta uma convulsão
Convulsão é a contratura involuntária da musculatura, que provoca movimentos desordenados. Geralmente é acompanhada pela perda da consciência. As convulsões acontecem quando há a excitação da camada externa do cérebro.
Quais os três tipos de convulsão
Dentro das crises generalizadas, há três tipos principais:Crise atônica: Aqui, a pessoa perde o tônus muscular, a força. Ela pode desmaiar e perder a consciência.Tônico-clônica generalizada: Este é o tipo mais comum, a que estamos mais habituados a ver.Crise de ausência: Esta é quase imperceptível.
Quais são as principais causas da convulsão
As Causas da Convulsão podem estar relacionadas com patologias, como:Meningites;Encefalites;Epilepsia;Tétano;Tumores;Infecção;Traumas;Distúrbios metabólicos, como diabetes e insuficiência renal;
Quando a convulsão e perigosa
Em todos os casos, é importante procurar não entrar em pânico e anotar a hora em que começou e terminou a crise. Se por acaso houver convulsões com duração maior do que 15 minutos, pode ser necessário utilizar medicamentos prescritos pelo pediatra/neurologista.
O que fazer para evitar uma convulsão
Adotar hábitos mais saudáveis, como a prática de atividade física segura, alimentação saudável, aumento da ingestão de água, aumento das horas de sono e meditação, yoga ou relaxamento, podem ajudar a diminuir o impacto emocional de situações sobre as quais não temos controle.
O que a pessoa sente depois de uma convulsão
Após a convulsão, as pessoas costumam se sentir sonolentas ou confusas, e podem adormecer. Se houver uma causa subjacente para a convulsão, pode haver sintomas desta condição antes de ocorrer a convulsão, como febre ou confusão mental.
Quando a convulsão e perigoso
As convulsões podem ter consequências graves. As contrações musculares intensas e rápidas podem causar lesões e, até mesmo, fraturas ósseas. A perda súbita da consciência pode causar acidentes e lesões graves provocadas pelas quedas e acidentes.
Que tipo de doença pode causar convulsão
→ Convulsão e epilepsia
A epilepsia é uma condição neurológica caracterizada pela ocorrência de crises epilépticas recorrentes sem nenhuma causa identificada.
Quando a convulsão se torna perigosa
“Geralmente a crise dura poucos minutos, no máximo até cinco minutos, e mesmo sendo recorrente não necessariamente precisa ir ao pronto-atendimento. O mais importante é os familiares ficarem atentos se dura mais tempo, se há recorrência durante o dia ou mais do que duas crises sem recuperação total da consciência.